0009

Cerveja do dia – Russian Imperial Stout

Posted on Posted in KAR’s Beer do Dia

Hoje apresentamos um estilo de cerveja que não é para qualquer um, tem que estar calejado para aguentar o tranco! Apresentamos a Russian Imperial Stout. O texto é um pouco longo, mas vale a pena ler pelo aspecto histórico desse estilo:

As cervejas Stout se originam da Inglaterra, e talvez nesse fato venha algo curioso e um tanto confuso: “mas porque então Russian Imperial Stout”? Dizem as lendas que o imperador russo Pedro, O Grande, em viagem à Inglaterra por volta de 1700 apaixonou-se pelo sabor da Stout e encomendou para levar à Rússia. No percurso, a cerveja estragou e, para que a bebida durasse todo o trajeto, a cervejaria Barclay, de Londres, fez uma Stout mais amarga, mais alcoólica e mais encorpada. Esse estilo tragicamente caiu em desgraça na Rússia e na Inglaterra durante o século XX e tornou-se quase extinta. Porém, no final dos anos 1900, foi “ressuscitado” por cervejeiros artesanais americanos.

De coloração escura vermelho-cobre a marrom escuro, espuma espessa e generosa, apresenta aroma e sabor complexo, elevada graduação alcoólica, graças ao malte e lúpulo “sem miséria”. Essa generosidade rende uma cerveja com aromas e sabores que preenchem a boca ao tomar, com maltes que remetem ao chocolate, toffee, caramelo, uma mistura de torrado com adocicado graças ao malte e sua torrefação. Ésteres de frutas escuras, como ameixas e passas, estão freqüentemente presentes, proporcionando equilíbrio para os maltes, juntamente com amargor do lúpulo suficiente para domar a doçura. Estilo de cerveja para tomar em pequenos goles e não muito gelada, para que se possa apreciar melhor aromas e sabores.

Copos recomendados: Pint, tumbler, Snifter

Harmonização: queijos curados e fortes, sobremesas com base de chocolate (como Petit Gateau), comidas fortes com sabor semelhante para que se complementem, Também pode fazer o contraste servindo com sobremesas como tortas de frutas vermelhas ou de maçã.

Exemplos: North Coast Old Rasputin Imperial Stout, Brewdog Old World Russian Imperial Stout, Samuel Adams Imperial Stout, Wals Petroleum, Invicta 108, Dum Petroleum, Schornstein Imperial Stout

The following two tabs change content below.
É publicitário, gestor estratégico e fundador da H2Horse, marido, dono de 3 gatos e editor do O Que Não Mata, Engorda. Apaixonado por música, cinema, literatura, automobilismo e ótimos papos com os amigos, sempre regados com uma boa cerveja, claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *