Da esquerda para a direita, Renan, Miriam e Roberta degustam cervejas durante uma reunião na agência (Foto: Divulgação/Notícia Expressa)

Empresa libera consumo de cerveja durante o horário de trabalho

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Cervejas artesanais, importadas e até cachaças fazem parte do dia a dia da agência de comunicação Notícia Expressa, especializada em assessoria de imprensa, em São Caetano do Sul (SP). Há 10 anos no mercado, a empresa atende clientes do setor cervejeiro e permite que os funcionários bebam durante o expediente, em qualquer horário.

Miriam Matos, proprietária da agência, teve a ideia de levar o hábito de beber cerveja ao ambiente de trabalho quando teve dificuldades para escrever um texto de divulgação, e só conseguiu o resultado desejado após experimentar a bebida. “O texto fez muito sucesso e pensei que poderia levar isso para a agência. Comecei nas reuniões, há cerca de quatro anos, e agora eles podem beber no horário que quiserem”, diz.

O objetivo é que cada colaborador tenha sua própria percepção sobre cada rótulo e possa escrever e divulgar a cerveja de uma forma completa. Para ela, o trabalho de assessoria de imprensa só funciona se o funcionário acreditar no produto, conhecê-lo a fundo e se sentir parte dele. “Só assim conseguimos traduzir o objetivo da empresa em textos que geram resultados. Para a minha surpresa, o ambiente de trabalho mudou, todos estão mais soltos, criativos e isso aproximou as pessoas”, afirma Miriam.

O assessor de imprensa, Renan Santiago, de 27 anos, é um dos cinco colaboradores da agência que aproveita o benefício. Há um ano na empresa, ele atende somente contas do ramo cervejeiro e acredita que a iniciativa o ajudou a produzir melhor. “A cada dia eu me sinto mais à vontade para escrever sobre as particularidades de cada rótulo. Sei que não vou escrever algo errado”, afirma. Atualmente, ele faz um curso de sommelier de cerveja.

“É a união do útil ao agradável. Ao mesmo tempo que fazemos uma reunião para um assunto sério, tomamos uma cerveja e isso nos deixa mais à vontade. Mas, ao mesmo tempo, ela nos dá mais argumento para escrever”, diz Santiago.

“A ideia é fazer a degustação da bebida e conhecer o produto, não ficar embriagado. Quando um rótulo novo chega abrimos para fazer a degustação e também podemos beber em uma tarde que está muito calor”, afirma Roberta Santana, de 24 anos, responsável pela redação da agência.

Sobre problemas com funcionário que exagera e bebe demais, Miriam diz que cada colaborador deve conhecer seus limites. Segundo ela, até agora ninguém ficou bêbado e deu vexame durante o expediente. “Nunca alguém ficou mal a ponto de passar mal ou para de trabalhar. É uma questão de bom senso”, completa.

Por Pâmela Kometani
Republicado de G1.

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É publicitário, gestor estratégico e fundador da H2Horse, marido, dono de 3 gatos e editor do O Que Não Mata, Engorda. Apaixonado por música, cinema, literatura, automobilismo e ótimos papos com os amigos, sempre regados com uma boa cerveja, claro.

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