top_christmas_beers_you_need_to_try_this_season_11233_8010

Dúvidas sobre harmonização de cervejas nas festas de fim de ano?

Posted on Posted in Dicas KAR’s Beer

Não importa a ocasião e acompanhamento há sempre uma cerveja que combina. Em especial em datas especiais, como as festas de fim de ano, todo mundo fica em dúvida sobre harmonização, principalmente nesta época de grande variedade de alimentos em nossa mesa. A KAR’s Beer vai te ajudar dando algumas dicas!

As festas de fim de ano, em especial o Natal, costumam ser fartas em pratos especiais, aquelas receitas tradicionais de família, com tantos sabores e contrastes que muitas vezes dão um nó em nossa cabeça, inclusive na hora de escolher qual tipo de cerveja escolher. Tenha em mente que um dos segredos da harmonização é o equilíbrio de sabores e aromas, eles devem se complementar e combinar para levar a uma experiência gastronômica e sensorial agradável.

A primeira dica que damos é: a melhor cerveja é aquela que você tem em mãos. Nessa época do ano qualquer saída de casa é uma loucura, então sem crise! Mas na dúvida e se estiver calor aposte na boa e velha conhecida brasileira, uma Pilsen cai bem. Se você tem em mente cervejas mais forte e alcoólicas sugerimos que guarde para o final da refeição e/ou festa. Lembre-se que qualquer cerveja que vier depois delas ficará sem graça.

Para aperitivos em geral você pode harmonizar com estilos mais leves, como pilsen, witbier, pale ale, blond ale, kolsch, weiss, saison. Se eles forem mais condimentados, apimentados e/ou fritos pode até mesmo ir para as APA – american pale ale e/ou IPA – india pale ale.

No caso dos pratos principais se forem aves ou bacalhau recomenda-se cervejas mais leves como as citadas para aperitivos. Se for carne suína, em especial mais condimentada, com bacon e outros temperos do tipo pode ser uma boa pedida uma IPA,  APA, até mesmo estilos mais encorpados, como porter e wee heavy (scotch ale).

Para a sobremesa se forem a base de chocolate uma boa pedida são as stout. No caso de bases com fruta pode partir para as weiss também. Em especial se for algum tipo de flan de frutas ou cheesecake com frutas pode ousar em busca de lambic, que é um estilo geralmente feito com frutas, porém são azedas por conta de seu processo de fabricação. Então se não está familiarizado com o mundo das cervejas, em especial este estilo, talvez valha guardar a experiência para outro momento.

Mas sem dúvida alguma as melhores cervejas são aquelas que você mais gosta! Afinal a festa é sua certo?!

Boas festas! Que tenham excelentes momentos junto com seus familiares e amigos!

Saúde! Cheers! Prost! Auguri!

 

Por: André Luiz Assi – Karakú

The following two tabs change content below.
Médico veterinário, professor universitário e consultor técnico no setor de alimentos, roqueiro e apaixonado por cerveja. Em constante busca de novas experiências, boas risadas e cervejas. Gosta de ler, fissurado em Bernard Cornwell, carros, esportes, cinema e amigos. Curte um som desde Pink Floyd, Metallica, Green Day e Offspring, Sempre buscando respostas para os grandes mistérios do universo, como "Por que o Pato Donald sai de toalha do banho, mas não usa calças?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *