Founders Watermelon Gose

KAR’s Beer do Dia: Founders Watermelon Gose

Posted on Posted in KAR’s Beer do Dia

Neste review escolhemos a cerveja Founders Watermelon Gose para conhecer e trazer a vocês nossas impressões.

A Founders é uma cervejaria americana consagrada e admirada pelos beergeeks. Possui rótulos conhecidos e admirados no Brasil, como Imperial Stout, Breakfast Stout, Dirty Bastard, All Day IPA e KBS.

Trata-se de uma Gose, um estilo de origem alemã que quase desapareceu na época da II Guerra Mundial por seu sabor levemente salgado e ácido, características causadas pela adição de sal e bactérias lácticas no processo de brassagem. Somente na década de 80 o estilo ressurgiu e hoje começa a cair no gosto dos cervejeiros mesmo não sendo um estilo fácil de apreciar, porém é bem refrescante e cai bem em tempos de calor.

Trabalhar com melancia é um desafio e tanto na gastronomia como um todo, pois é uma fruta com grande porcentagem de água, sabor suave, muito açúcar e enzimas. A Founders topou o desafio e nós fomos conferir.

Possui baixo teor alcoólico (4,6%), com sabor muito maltado e caramelado, pouco amargor, carbonatação média e evidente, com pouca produção de espuma. Sua cor pode variar do âmbar-claro ao marrom-escuro.

Ao colocar no copo nota-se coloração amarelo-dourada, formação de espuma branca. Ainda, corpo médio e boa carbonatação. No nariz sente-se aroma levemente azedo característico e leve aroma de melancia.

Ao provar sente-se um turbilhão conflituoso de sabores: o dulçor e sabor característico da melancia, o salgado e azedo típico das gose. Possui um leve seco ao fim do gole. A carbonatação da cerveja reforça a refrescância e frescor.

Talvez seja uma das mais suaves do estilo quanto ao conjunto. Dois pontos negativos foram que senti um pouco de aroma artificial e o conjunto de sabores não me pareceu agradável.

Em um primeiro momento não caiu nas minhas graças, mas confesso que estou perplexo ainda e acho que merece mais uma prova para arredondar a impressão.

 

Saúde! Cheers! Prost! Auguri!

The following two tabs change content below.
Médico veterinário, professor universitário e consultor técnico no setor de alimentos, roqueiro e apaixonado por cerveja. Em constante busca de novas experiências, boas risadas e cervejas. Gosta de ler, fissurado em Bernard Cornwell, carros, esportes, cinema e amigos. Curte um som desde Pink Floyd, Metallica, Green Day e Offspring, Sempre buscando respostas para os grandes mistérios do universo, como "Por que o Pato Donald sai de toalha do banho, mas não usa calças?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *