Spitfire

KAR’s Beer do Dia: Spitfire Kentish Ale

Posted on Posted in KAR’s Beer do Dia

Neste review escolhemos a cerveja Spitfire Kentish Ale para conhecer e trazer a vocês nossas impressões. Particularmente é uma das que eu mais gosto e tenho um carinho especial. Sabe como é, todo beergeek tem sua lista de mais queridas!

A Shepherd Neame é uma cervejaria inglesa tradicional. Trata-se de uma Bitter, estilo pouco difundido no Brasil, mas com bom drinkability e bastante interessante para quem gosta de cervejas maltadas e com lúpulos herbais.

Foi feita pela primeira vez em 1990 em comemoração aos 50 anos da Batalha da Bretanha e para arrecadar dinheiro para o fundo de caridade da RAF – Royal Air Force (força aérea britânica), ainda hoje sua renda auxiliando esta instituição. Recebeu esse nome em homenagem ao modelo de avião de mesmo nome utilizado pela RAF durante a II Guerra Mundial.

É utilizada infusão de três lúpulos originados de Kent, melaço, uvas vermelhas e pimenta, além do malte. De teor alcoólico baixo (4,5%) e amargor médio, é um bombardeio aos sentidos, assim como o avião homenageado em seu nome.

Ao colocar no copo observamos sua cor âmbar e espuma quase branca bem formada, dando aparência de chá. Ao aproximar o nariz do copo sente-se leve adocicado e herbal. No sabor se destacam inicialmente o amargor dos lúpulos, que vai abrandando por conta do malte, frutas vermelhas e castanhas, também um pouco de caramelo. O final é frutado (em especial framboesa) e temperado.

É uma cerveja fantástica, bem refrescante e alto drinkability, apesar do lúpulo marcante. Não há como não recomendar uma das minhas preferidas!

Recomenda-se o uso dos copos pint e nonic,  e a cerveja com temperatura de serviço de 5-7ºC.

Algumas opções de harmonizações são amendoim, castanha de caju, amêndoa, casquinha de siri, acarajé, caldo de galinha, caldo de feijão, caldo-verde, sopa de queijo, sopa de legumes, queijo frescal, minas, gouda, cheddar, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, salpicão, wardorf, maionese de atum e camarão, frango frito, pato, codorna, peru, faisão, chester, linguiça de frango, pizza, lombo de porco e defumado, comida mexicana, comida indiana, chinesa e japonesa, bacalhau, camarão frito, caranguejo, atum, salmão, lagosta, lula, sardinha.

Saúde! Cheers! Prost! Auguri!

The following two tabs change content below.
Médico veterinário, professor universitário e consultor técnico no setor de alimentos, roqueiro e apaixonado por cerveja. Em constante busca de novas experiências, boas risadas e cervejas. Gosta de ler, fissurado em Bernard Cornwell, carros, esportes, cinema e amigos. Curte um som desde Pink Floyd, Metallica, Green Day e Offspring, Sempre buscando respostas para os grandes mistérios do universo, como "Por que o Pato Donald sai de toalha do banho, mas não usa calças?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *