Fonte: site Cervejaria Campinas

KAR’s Beer do Dia: ESB #REALITYBEERSHOW da Cervejaria Campinas

Posted on Posted in KAR’s Beer do Dia

Fala galera! Hoje vamos falar um pouco da ESB #Realitybeershow da Cervejaria Campinas, um estilo um pouco menos conhecido no Brasil, mas um clássico inglês. A história desta cerveja também é bem bacana!

O Estilo ESB – Extra Strong Bitter é um estilo muito apreciado pelos ingleses, comum de encontrar em seus PUBs. Neste estilo o malte é a estrela principal, devendo predominar o seu sabor. Apresenta aroma de lúpulo equilibrado, com boa maltagem, notas de caramelo e frutado. É moderadamente amarga, mas se equilibra com o dulçor do malte. Traz também um pouco de sabor de nozes e biscoitos complementando. O lúpulo traz sabor, terroso, resinoso e/ou floral. Por fim, uma leve sensação de seco, complementando a experiência ao beber. Possui cor dourada/cobre, límpida, formação média de espuma, que retém a carbonatação.

19120774_123157561602923_336019102864769024_n(1)

A receita desta cerveja foi a vencedora do Reality Show #minhaprimeiracerveja da Cervejaria Campinas, realizado em 2016. A proposta foi  convidar 4 cervejeiros caseiros com seus equipamentos e 4 pessoas leigas no mundo da cerveja para porduzir uma ESB especial. Em 2017 a cervejaria produziu em larga escala com a assinatura do cervejeiro caseiro e seu parceiro.

Leva em sua composição uso de madeira de barril de carvalho do tipo bourbon durante a maturação, trazendo aromas e sabores de whisky. É mais encorpada, amarga e alcoólica. O sabor é bastante acentuado pelo malte e pelo lúpulo. Por estas características é preciso um pouco mais calejado com cervejas.

É uma cerveja muito boa na minha opinião que gosto do estilo!

Recomenda-se o uso dos copos pint e nonic,  e a cerveja com temperatura de serviço de 5-7ºC.

Harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas e queijos de sabor mais forte, como parmesão e gorgonzola.

Saúde! Cheers! Prost! Auguri! Santé!

The following two tabs change content below.
Médico veterinário, professor universitário e consultor técnico no setor de alimentos, roqueiro e apaixonado por cerveja. Em constante busca de novas experiências, boas risadas e cervejas. Gosta de ler, fissurado em Bernard Cornwell, carros, esportes, cinema e amigos. Curte um som desde Pink Floyd, Metallica, Green Day e Offspring, Sempre buscando respostas para os grandes mistérios do universo, como "Por que o Pato Donald sai de toalha do banho, mas não usa calças?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *