Fonte: site Cervejaria Seasons

KAR’s Beer do Dia: Seasons Trojan

Posted on Posted in KAR’s Beer do Dia

Fala galera! Hoje vamos falar um pouco da Trojan da Cervejaria Seasons, uma barley wine, estilo que vai muito bem com esse frio (e em qualquer época, em minha opinião! kkk).

A Seasons é uma cervejaria do Rio Grande do Sul criada em 2010 com uma proposta diferente e divertida: “fazemos cervejas homenagenado jogos de videogame e personagens de telenovelas; já apresentamos palestras vestidos com máscaras de lutadores mexicanos; nosso responsável técnico é um Schnauzer e inventamos a nossa própria Lei de Pureza, a Reinheitskamehamehadooooukentsgebot, a Lei de Zoeira da Seasons…”, como declaram em seu próprio site.

O estilo Barley Wine é um dos estilos mais antigos do mundo. São tão complexas quanto um vinho, e antigamente, como eram desconhecidas as técnicas de sanitização, o envelhecimento em barril quase sempre sofria uma fermentação por leveduras selvagens, trazendo um certo acidificado que assemelhava mais ainda a cerveja ao vinho.

Com o aprendizado de técnicas de sanitização e pasteurização, começou-se a ter uma quantidade menor de fermentação por leveduras selvagens, reduzindo a acidez da bebida. Outra alteração foi com relação a cor, para diferenciar esta de outras ales potentes, a Barley Wine se tornou mais clara.

Este estilo é um dos mais difíceis de ser feito. Costumam ter um longo envelhecimento (utilizando-se de barris de madeira para isso), chegando ao cliente final com no mínimo 1 ano de guarda e se aprimora ao longo do tempo.

Seasons Trojan

Esta é uma barley wine intensa, com 11% de teor alcoólico, cor vermelho-escura, translúcida e pouca formação de espuma. Ao levar ao nariz apresenta aromas de whisky, madeira, rum e caramelo. Possui sabores intensos de madeira, baunilha, whisky, com um corpo intenso, licorosa e adocida na boca. O álcool se destaca um pouco.

Recomenda-se consumir em copos estilo taça, como o de conhaque (principalmente) e melhor degustada em temperatura por volta de 9%.  Hamoniza bem com carnes vermelhas, queijos fortes e pratos condimentados.

Saúde! Cheers! Prost! Auguri! Santé!

 

The following two tabs change content below.
Médico veterinário, professor universitário e consultor técnico no setor de alimentos, roqueiro e apaixonado por cerveja. Em constante busca de novas experiências, boas risadas e cervejas. Gosta de ler, fissurado em Bernard Cornwell, carros, esportes, cinema e amigos. Curte um som desde Pink Floyd, Metallica, Green Day e Offspring, Sempre buscando respostas para os grandes mistérios do universo, como "Por que o Pato Donald sai de toalha do banho, mas não usa calças?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *